A Festa das Cruzes em Barcelos

É a primeira grande romaria do Norte, um misto de animação, luz, cor e alegria. As Festas de Barcelos e do seu concelho, dos Barcelenses e forasteiros, são promovidas pela Câmara Municipal e organizadas pela Empresa Municipal de Educação e Cultura.

É inegável que as Festas das Cruzes são, entre as festas populares minhotas, as mais famosas e mais conhecidas, sendo por isso uma das romarias mais concorridas e típicas do Minho e um dos mais importantes acontecimentos da Vida de Barcelos.A Sua origem remonta ao início do século XVI, onde no ano de 1504, sob o reinado de D. Manuel I, numa sexta-feira, dia 20 de Dezembro, por volta das 9 horas da manhã, quando o sapateiro João Pires regressava da missa da Ermida do Salvador, ao passar no campo da Feira, observou na terra, uma cruz de cor preta. Como não quis guardar só para si aquilo que considerou ser um sinal sagrado, alertou o povo que depressa veio ao local.“A cruz apareceu sob a forma de uma nódoa negra que ia crescendo até se formar uma cruz perfeita em que a cor não ficava só à superfície mas penetrava em profundidade na terra – por mais que se cave, sempre se acha.”
Este facto que recorda a “Cruz do Senhor Jesus”, fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”. Primeiramente, surgiu um cruzeiro em pedra, logo em seguida uma ermida, para dois séculos mais tarde ser construído um magnífico templo, que hoje é o epicentro da Festa das Cruzes.Até ao século XIX, as festas tinham essencialmente um cariz religioso; aí ocorriam centenas de romeiros, não só da região de Barcelos, mas de todo o país e da vizinha Galiza. No Século XX, à essência religiosa foram-se adicionando elementos de características profanas, bem visíveis no aspecto lúdico: carrosséis, barracas de diversão, corridas de Cavalos, espectáculos de circo, fogo de artificio, cortejos etnográficos, torneios e concursos, entre muitos outros acontecimentos de natureza Popular.Vinham a pé, descalços, em romaria, cantando e dançando, com a “condessa” à cabeça onde transportavam o farnel.Esta era a ocasião, quase única do ano, em que as pessoas das freguesias rurais se deslocavam à cidade e aproveitavam a Festa das Cruzes como pretexto de encontro para os mais velhos que utilizavam a Feira para fazer negócios. Cumpriam também promessas e divertiam-se. Para os mais novos, estes dias serviam para arranjar “namoricos”, “folgar” e marcar novos encontros que muitas vezes davam em namoros e casamentos.

 

 

 Senhora da Peneda, Arcos de Valdevez.

 

     A Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, é uma romaria que se realiza, todos os anos, entre 1 e 8 de Setembro. O dia 6 de Setembro ainda é o apogeu da festa a que não faltam as cantigas ao desfio acompanhadas pelas concertinas.

Peneda era uma das «brandas» que o povo do Soajo tinha pela serra. O tombo de Castro Laboreiro em 1565, e ao falar da Peneda, menciona os nomes ermitão e rio do ermitão. Reza a História que foi neste sítio que apareceu a imagem da Senhora da Peneda ou das Neves.

Actualmente, a maior parte dos peregrinos fica nos cartéis que a Confraria transformou em Albergue de Peregrinos e ainda um remodelado hotel e restaurante.

No dia 2, é o Sagrado Lausperene, com o Santíssimo Exposto. No dia 6, tem lugar a procissão eucarística, às cinco da tarde, descendo a escadaria e voltando ao Santuário, com bênção dada do coro. A procissão das velas é a 7 de Setembro e, um dia depois, às 11 horas, tem lugar a Festa de Nossa Senhora da Natividade, com missa instrumental e procissão do «Adeus».

A animação da festa passa muito por música popular e calcula-se que serão várias as centenas de concertinas e cantadores ao desafio que, nas noites de 6 para 7 e 7 para 8, demandarão as terras da Peneda.

 

Lenda - Aparição da Senhora da Peneda

Conta-se que a Senhora da Peneda apareceu em cinco de Agosto de 1220 a uma serraninha que pastoreava por entre aquelas penedias, algumas cabras. A Senhora apareceu-lhe em forma de uma pomba branca voando ao redor dela e, pediu-lhe que dissesse aos do seu lugar da Gavieira para lhe edificarem naquele lugar uma ermida; a pastorinha falou aos seus pais, da Senhora, mas sem efeito, porque não lhe deu crédito.

 

Noutro dia, voltando a pastorinha com as suas cabras por aquelas mesmas paragens, lhe tornou a aparecer a mesma Senhora na mesma lapa, não como na primeira vez, em forma de pomba (como ela referia) mas na forma em que hoje se vê, e lhe disse: filha, já que te não querem dar crédito ao que eu mando, vai ao lugar de Roussas (que fica na mesma freguesia de Gavieira, no mesmo termo do concelho de Soajo) onde está uma mulher entrevada há dezoito anos e diz aos moradores do lugar que tragam à minha presença, para que ela fique de perfeita saúde, e assim te darão crédito ao que eu te ordeno. Assim o fez a venturosa pastorinha, e trouxe a mulher que se chamava Domingas Gregório. Tanto que esta chegou à vista daquela Sagrada Imagem da Rainha dos Anjos, logo alcançou uma perfeita saúde e ficou livre e sã de todos os males que padecia, louvando a Virgem Senhora pelo singular benefício que lhe havia feito.

 

 

 

 

 Senhora da Franqueira, Barcelos.

 O Santuário de Nossa Senhora da Franqueira situa-se no alto de o monte da Franqueira, na freguesia de Pereira a cerca de 10 KM da cidade de Barcelos e a 100 metros do castelo mediaval de Faria. Há mais de cem anos que se realiza uma peregrinação, no segundo domingo de Agosto. Nesta peregrinação participam centanas de pessoas, com representação de todas as freguesias do concelho de Barcelos, mostrando a grande devoção do concelho pela Senhora. A peregrinação parte da igreja Matriz em Barcelos em direcção ao monte, passando por Barcelinhos onde está um magnifico tapete de flores, de seguida, por Carvalhal e Pereira.

 

Senhora da D'Agonia,Viana do Castelo

 

   Se é verdade que é em Maio, com a Festa das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, que começa o ciclo das Festas Vianenses é, sem dúvida, na segunda quinzena de Agosto, nas incomparáveis e magníficas Festas de Nossa Senhora d'Agonia, que a tradição atinge o seu maior expoente.

   A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se podemadmirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro. A festa continua...tocam as concertinas e os bombos, dançam as lavradeiras...

 

 

 

 

 

      Senhora da Cabeça

 

    Romaria que se realiza na freguesia de Freixieiro de Soutelo, distrito de Viana do Castelo, no Domingo de Pentecostes. Atrai desde tempos longínquos inúmeros romeiros, que ainda nos dias de hoje aí se dirigem para cumprirem as promessas á Santinha da Serra. Nos dias de hoje, já não são tantos aqueles que rumam á Senhora da Cabeça, mas ainda há um número muito significativo daqueles que não deixam cair por terra a tradição. Em tempos a ida em romaria, acontecia sempre á segunda-feira, porque este é que é o dia principal da festa, mas como os tempos mudaram e agora as pessoas já não trabalham no  campo e tem os seus empregos e horários a cumprir, a ida á Senhora da Cabeça, passou a fazer-se ao Domingo de Pentecostes, muito embora o dia principal se mantenha á segunda-feira.

  A festa, ou romaria, continua a reunir inúmeras pessoas que se deslocam dos mais variados locais, como se pode ver pelos autocarros provenientes de Esposende, Povoa de Varzim, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Braga, Barcelos, Matosinhos entre outros, que vêm cumprir as suas promessas. São muitos os que fazem a romaria em volta da Capela, os que compram as imagens e velas de cera, depois de rezam na Capela. Uma das tradições a cumprir é introduzir cabeça no buraco, como assim é conhecida a expressão, aqueles que vão pedir ajuda á Santa e metem a cabeça numa das quatro aberturas existentes numa parede do interior da Capela, com a intenção de serem curados dos males da cabeça.

 

 

    Peregrinação a S. Bento da Porta Aberta

 

Ao longo dos tempos, muitos milhares de peregrinos têm percorrido, a pé, dezenas de quilómetros em direcção ao santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês. Vários caminhos da Fé foram sendo traçados, em conformidade com a região de onde provinham os romeiros. Assim, surgem os caminhos do Formigueiro, das Pontes, de Montalegre e de Vilar da Veiga, de Lobios, entre outros.

Nestas peregrinações, para além do sacrifício da caminhada, ainda se mantém o costume centenário de se oferecerem grandes quantidades de sal. Este tem de ser pedido de porta em porta e o peregrino não o poderá pousar durante a caminhada.

O costume radica na oferta que os salineiros faziam, incentivados pelos frades, para a ajuda das despesas dos santuários dependentes do Mosteiro de Bouro, entre os quais se contava o de S. Bento. Como estas ofertas eram realizadas em dias de romaria, também outros peregrinos começam a imitar os salineiros e, assim, o costume se vai espalhando, perdurando até aos dias de hoje.

As principais peregrinações realizam-se durante os meses de Março, Julho e Agosto.

Datas: Acontecimentos

  • 20 e 21 de Março: Nesta data celebra-se a morte de S. Bento, em Montecassino, Itália. O principal dia da romaria é o dia 21, que antigamente era o dia da sua festa;
  • 10 e 11 de Julho: É o dia da Festa de S. Bento e celebra-o como Padroeiro da Europa;
  • 10, 11,12, 13,14 e 15 de Agosto: Esta é, por tradição, a grande romaria a S. Bento da Porta Aberta. Nestes dias milhares de peregrinos acorrem ao Santuário para cumprirem as suas promessas.

 

História

São Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos. Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde, numa gruta, durante três anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espelhado na célebre regra ”Ora et Labora”  - Reza e Trabalha.

Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547.

Proclamado como “Padroeiro da Europa” e Patriarca dos Monges do Ocidente, atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado. A sua imagem, caracterizada pela figura do corvo, remete-nos para um dos episódios da sua vida, o pão envenenado, que lhe foi oferecido como presente por Florêncio, seu discípulo, e que o Santo sabia estar envenenado. Por isso, manda que o corvo, que habitualmente aparecia por ali, o leve para longe, para que ninguém o possa encontrar.

O culto a S. Bento, em Rio Caldo, deve a  sua origem à influência dos  monges de  Santa Maria de Bouro. Em 1640, é construída a primitiva ermida, numa pequena elevação. Segundo a tradição, esta possuía um alpendre, a maioria das capelas do alto dos montes, e tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava, Daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.

O actual Santuário é recente. Iniciou-se a sua construção em 1880 e concluiu-se em 1895. São dignos de realce os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, concebidos por Querubim Lapa, assim como o retábulo de talha coberto a ouro.

Devido ao aumento do número de peregrinos, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta.

 

  

 

 

     Feiras Novas, Ponte de Lima

 

     No segundo fim-de-semana de Setembro, já na outonal das colheitas do S. Miguel, quando o sol quente do Verão se prepara para a despedida, Ponte de Lima engalana-se para as suas festas maiores as Feiras Novas.

     Celebradas desde 1826, por provisão régia de D. Pedro IV e em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas oferecem aos limianos e aos milhares de forasteiros que nos visitam, três dias e outras tantas noites de cor, alegria, folia e ritmo. Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.

    Mas é o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal".