História do Minho

 

O Minho é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936. No entanto, as províncias nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976. É desta região que vieram a maior parte dos portugueses que colonizaram o Brasil a partir do século XVIII

Limitava a Norte e a Nordeste com a Galiza, na Espanha (províncias de Pontevedra e Ourense, respectivamente), a Este com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Sul com o Douro Litoral e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Era então constituída por 23 concelhos, integrando a totalidade dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Tinha a sua sede na cidade de Braga.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Se ainda hoje a província em causa existisse, contaria provavelmente com 24 municípios, posto que foi entretanto criado um novo concelho, na área do distrito de Braga: Vizela (em 1997, por secessão de Guimarães).

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com o Douro Litoral, formava uma unidade geográfica maior: o Entre Douro e Minho.

Por outro lado, podia dividir-se em duas regiões: o Alto Minho, correspondente ao distrito de Viana do Castelo, e o Baixo Minho, correspondente ao distrito de Braga.

Actualmente, o seu território encontra-se na região estatística do Norte, repartindo-se pela totalidade das subregiões do Minho-Lima e do Cávado, e parcialmente pelas subregiões do Ave (concelhos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela) e Tâmega (dois concelhos das Terras de Basto, a saber Cabeceiras e Celorico de Basto).

Veja a História na sua totalidade, clicando no link abaixo:

 

História do Minho.pdf (3,5 MB)

 

Comentários

Re:NJHIUG6

Data: 10-05-2013 | De: tixa

lool pitas lool

vacaciones en portugal

Data: 05-09-2012 | De: maria ferreira ledo

minho es lo mas bonito de portugal sus paisajes dan paz a los viajantes soy argentina pero amo a portugal son mis raices

Minho

Data: 29-08-2012 | De: Carolina Andrade

O minho é uma zona de Portugal muito bonita que devemos preservar.
Adoro o minho.

INTERAMNENSE (DISTRITO OU ALDEIA)

Data: 13-06-2012 | De: A. Interaminense

Existe na região entre Minho e Douro, um distrito ou aldeia, que gostariamos de ver, sua situação em relação a região que é muito fascinante e atrativa para o turismo.

Muito grato,
Interaminense

milho

Data: 04-06-2012 | De: ze

eu acho o milho muito gostozo

oi

Data: 19-05-2012 | De: ok de

bgd

adorovos

Data: 20-02-2012 | De: Carolina Bares

Eu odeiovos

Aposto que passou no curso.. xD

Data: 11-07-2011 | De: Fábio Teixeira

"FIZEMOS UM TRABALHO EZEMPLAR PARA AJUDAR,OUTROS CURSOS,MAS TEM QUE TER GOSTO,PARA VAZER UM TRABALHO DESTES,FELICIDADES PARA TODOS VOSES PARABENS.
BEIJINHOS,COM OS MEUS COMPRIMENTOS,PARA TODOS OS NOSSOS FORMANDORES,ACIB BARCELOS"

Maneira Correcta:
Fizemos um trabalho EXEMPLAR para ajudar os outros cursos, mas tem que se ter gosto para FAZER um trabalho destes.
Felicidades para todos VOCÊS parabéns.
Beijinhos com os meus CUMPRIMENTOS para todos os nossos formadores, ACIB BARCELOS

cuidados a ter ...

Data: 04-04-2011 | De: leonor

deviam so por minho no geral e nao descrever as varias zonas de minho

---

Data: 10-02-2011 | De: Andreia

Voces escreve-se com c e e' cumprimentos nao comprimentos

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Novo comentário