História do Minho

 

O Minho é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936. No entanto, as províncias nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976. É desta região que vieram a maior parte dos portugueses que colonizaram o Brasil a partir do século XVIII

Limitava a Norte e a Nordeste com a Galiza, na Espanha (províncias de Pontevedra e Ourense, respectivamente), a Este com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Sul com o Douro Litoral e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Era então constituída por 23 concelhos, integrando a totalidade dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Tinha a sua sede na cidade de Braga.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Se ainda hoje a província em causa existisse, contaria provavelmente com 24 municípios, posto que foi entretanto criado um novo concelho, na área do distrito de Braga: Vizela (em 1997, por secessão de Guimarães).

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com o Douro Litoral, formava uma unidade geográfica maior: o Entre Douro e Minho.

Por outro lado, podia dividir-se em duas regiões: o Alto Minho, correspondente ao distrito de Viana do Castelo, e o Baixo Minho, correspondente ao distrito de Braga.

Actualmente, o seu território encontra-se na região estatística do Norte, repartindo-se pela totalidade das subregiões do Minho-Lima e do Cávado, e parcialmente pelas subregiões do Ave (concelhos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela) e Tâmega (dois concelhos das Terras de Basto, a saber Cabeceiras e Celorico de Basto).

Veja a História na sua totalidade, clicando no link abaixo:

 

História do Minho.pdf (3,5 MB)

 

Comentários

Re:Famílias da provincia do Minho

Data: 05-03-2017 | De: Cristiano

Familia Carrijo moramos em Uberlândia, MG sendo meus acedentes de portugal e vieram para o brasil em 1700 o nome de um deles Manoel Alves Carrijo.

Re:Re:Famílias da provincia do Minho

Data: 30-05-2017 | De: Marcelo Amaral Carrijo - mcarrijo308@gmail.com

Fazendo a genealogia também cheguei a Manoel Alves Carrejo (21/11/1700) casado com Ana Maria da Apresentação em 10/02/1738 em Itabirito -MG (ex Itabira do Campo). Então, chegando à Portugal, temos: Manoel Gonçalves Carrejo, casado com Maria Alvares (batizada em 15/01/1682) em 23/08/1696. Viviam na aldeia de Angeiras da Freguesia da Lavra, então pertencente ao Concelho de Maya (hoje Matosinhos) do Bispado do Porto - PT

familia

Data: 14-08-2016 | De: ciceroehildete2008@hotmail.com

A PRIMEIRA PESSOA A TER O SOBRE NOME VIEIRA FOI O Sr. RUY VIEIRA, PAI DE JOÃO VIEIRA E DE PEDRO VIEIRA, O ERA FIDALGO E OS FILHOS CONDES. ATENCIOSAMENTE CICERO VIEIRA DOS SANTOS LIMA. SERRA TALHADA-PE, 13 DE AGOSTO DE 2016.

Desemprego

Data: 23-02-2016 | De: Danieu Orivaldo da Silva

Eu nos se penso fazer esmaldade cum ninguem e prum sentido...
De se trazer na mão o certo é se dizer se toma um documento se cria vergonha na sua cara se bota documento se cria a vergonha e vai procurar de trabalhar, eu fico assim desenrugado esburacado buraco para se trazer a verdade eu num se posso ser asmeaçado porque eu sou escutural... Daniel nao esmente eu vida...
Pessoau eu mando um abraço para os esite e vida po resto da sua Vida.

Re:Desemprego

Data: 23-02-2016 | De: Marta Freitas

Eu se espenso que ce ter a razao pois o bicho moleque está vindo e se o bichao vem ai pro muro eu vou libertar ele na floresta e se o bicho moleque voa euse mato maluco e se ele se mata nos vamos pro desemprego e bicho moleque fica desemrugado esburaco e vamos paseando em marengas cagados de fome, e inclusive provar essa droga e eu fiquei chapado porque é muito naturau e inclusive eu tou chapado Danieu...

historia do milho

Data: 21-09-2015 | De: Luiza Menezes

E Diferente

xau

Data: 28-05-2015 | De: lolitos

tanada

Obrigado

Data: 12-02-2015 | De: Antonio

Graçias pela website. Melhores cumprimentos.

minho

Data: 26-01-2015 | De: ola

muito bom

pppprimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Data: 14-01-2015 | De: koko

olasddddfghjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nao sei que dizer

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário